Implantes Dentarios

   O implante dentário é um tratamento simples que promove a recuperação integral de um dente perdido. Durante o tratamento, o dentista instala no tecido ósseo um parafuso de titânio onde uma prótese será rosqueada.

   O implante dental funciona como uma raiz artificial e pode ser colocado tanto na parte superior (osso maxilar) quanto na parte inferior (osso mandibular). O titânio é um material biocompatível, ou seja, não provoca reações adversas permitindo que o implante seja de caráter permanente.

   Como o implante é integrado ao osso, ficando fixo (osseointegração), o paciente consegue recuperar todas as funções do dente, promovendo assim a melhoria da mastigação, da deglutição, da fala e, obviamente, da autoestima do paciente.

   Existem diversos tamanhos e espessuras de implante, sendo necessário através de uma tomografia avaliar caso a caso. Além disso, esse tipo de tratamento dentro da odontologia conta com uma alta taxa de sucesso de reabilitação, sendo um tratamento altamente eficaz.


Todos os pacientes podem fazer implante?

   Todos os pacientes podem fazer desde que seja feita uma avaliação rigorosa do estado de saúde do paciente. Pacientes com doenças sistêmicas descontroladas (por exemplo: cardiopatas, diabetes, hipertensão) estão contra-indicados num primeiro momento. No entanto, se esses pacientes controlarem essas enfermidades eles se tornam aptos a receber implantes.
   Pacientes fumantes também merecem uma avaliação rigorosa pois o cigarro pode interferir na cicatrização dos implantes.

   Importante lembrar que pacientes que são reabilitados com implantes precisam fazer manutenção periódica com dentista. A mesma doença que dá nos dentes deixando-os mole (doença periodontal) pode dar nos implantes (doença perimplantar) de forma até mais rápida.


Cirurgia Guiada de implantes

   Maior segurança, precisão e previsibilidade com mais conforto e rapidez.

Essa técnica, que utiliza alta tecnologia em software e impressão 3d, consiste que através de um documentação especifica podemos realizar todo planejamento de forma virtual e a partir de um guia cirúrgico, impresso em impressora 3d, possamos trazer para o momento cirúrgico da instalação do implante ideal previamente planejada no computador. Com isso temos mais segurança, precisão e previsibilidade fazendo com que o precedimento cirúrgico se torne mais rápido e podendo ter uma cirurgia sem cortes, incisões ou retalhos.


Opções de tratamento com prótese sobre implantes?


- Prótese tipo Protocolo

   Uma das melhores opções para pacientes que já perderam todos os dentes ou que estão com todos os dentes comprometidos. Consiste na instalação de 4 a 6 implantes para sustentação de um prótese total fixa. Esse tipo de prótese tem o potencial de devolver cerca de 85% da capacidade mastigatório do paciente. Além de não tem problemas com prótese desadaptadas e soltando no momento da alimentação e fala. 

   Uma grande vantagem desta técnica é a possibilidade de Carga Imediata, que consiste na instalação de uma prótese em ate 72hs apos o procedimento cirúrgico. E instalado uma prótese provisório fixa sobre os implantes, essa prótese é tanto estética quanto funcional. Apos o tempo de osseointegração dos implantes podemos substituir pela prótese definitiva.

   Esse tipo de prótese e altamente estético já que podemos montar os dente da prótese no melhor posicionamento possível além de podermos escolher cor, tamanho e formato dos dentes e também escolher cor e caracterizações na gengiva artificial da prótese. Existem 3 opções de material para confeccionar as prótese protocolo:

          - Resina: Material mais utilizado. Tem alta estética e boa durabilidade, com o tempo pode haver a necessidade de troca da prótese devido a desgastes e alteração de cor. Possui uma estrutura metálica interna para garantir um reforço da prótese. 

          - Metalo-Cerâmica: Material com altíssima estética e durabilidade superior a resina tanto em relação ao desgaste e alteração de cor. também possui uma estrutura metálica e dentes esculpidos manualmente em porcelana vão sobre a estrutura metálica. 

          - Zirconia (metal-free): Tipo de prótese livre de metal. Estética inigualável (superior a metalo-cerâmica pois não tem o metal aperfeiçoando o resultado estetico) e durabilidade semelhante a metalo-cerâmica. Estrutura utilizada e feita em zirconia que é uma material de cor branca porem com resistência semelhante ao metal. Possui uma indicação mais restrita.

- Prótese tipo Overdenture

   Consiste em uma prótese removível apoiada tanto no implante quanto na mucosa. Utilizasse de 2 a 6 implantes para melhorar a retenção e estabilidade da prótese removível. Existe alguns tipos de modalidade de retenção de acordo com a quantidade de implantes. Essas prótese são feitas em resina então temos alta estética e boa durabilidade mas com o tempo pudesse ter a necessidade de ajustes na retenção ou ate mesmo na troca da prótese. Maiores vantagens da overdenture são:

          - Higienização facilidade: como é uma prótese removível, fica mais fácil a higienização.

          - Prótese com boa retenção: com a retenção nos implantes a prótese não fica "solta" na boca. Mesmo em atividades simples como falar, assoprar e rir/gargalhar não vão fazer com que a prótese overdenture solte da boca geram constrangimento.

          - Custo: o custo desse tipo de prótese e melhor devido a menor quantidade de implantes e menor complexidade de produção. 




- Prótese Unitária

   Quando se perde 1 ou mais dentes e  podemos instalar um implante para cada prótese (dente artificial). Em situações que se perdem mais do que 1 dente deve avaliar se é possível instalar 1 implante para cada dente pois vamos depender de espaço na arcada e também de disponibilidade óssea. Queremos devolver ao espaço edêntulo uma prótese mais próximo possível do antigo dente porem com o tempo também se perde osso na região então muitas das vezes teremos dente com anatomias diferentes do antigo dente. 

   Grande vantagem dessa modalidade de prótese é a higienização pois muitas das vezes apenas escova e fio dental são suficientes para mantê-los limpos.

   Em regiões estéticas podemos utilizar a técnica de provisório imediato que consiste em instalar um provisório no dia do procedimento de instalação do implante. Porem esse provisório terá apenas função estética assim o paciente terá que ter extremo cuidado ao se alimentar.

    Material utilizado para confecção das prótese definitivas é a porcelana porem possui 2 opções se subestrutura (base interna da prótese que confere resistência): Metal ou Zirconia. a diferença entre os materiais está relacionado basicamente a estética, pois a prótese de zirconia (que é um material branco) faz com que o resultado final da prótese fique mais próximo da cor de dentes naturais.

  

- Prótese Múltipla

   Quando se possui uma área edêntula (sem dente) é não e possível instalar 1 implante para cada dente perdidos, temos a opção de instalar implante em posições estratégicas para suporta uma ponte fixa.  

   Em regiões estéticas podemos utilizar a técnica de provisório imediato que consiste em instalar um provisório no dia do procedimento de instalação do implante. Porem esse provisório terá apenas função estética assim o paciente terá que ter extremo cuidado ao se alimentar.

    Material utilizado para confecção das prótese definitivas é a porcelana porem possui 2 opções se subestrutura (base interna da prótese que confere resistência): Metal ou Zirconia (limitado a pontes de 3 elementos). a diferença entre os materiais está relacionado basicamente a estética, pois a prótese de zirconia (que é um material branco) faz com que o resultado final da prótese fique mais próximo da cor de dentes naturais.